DHARMA Soluções em pré-moldados

Voltar

Chapim + Muro: Beleza e conservação de mãos dadas

Ao realizar uma obra, tudo o que a gente mais quer é que ela dure, não é mesmo?! Por mais que haja a consciência de que uma reforma periódica é necessária, hoje em dia, não há tempo nem dinheiro sobrando para que possamos gastar em retoques antes da hora.

O uso dos Chapins para a estética e proteção dos muros


 

Ao realizar uma obra, tudo o que a gente mais quer é que ela dure, não é mesmo?! Por mais que haja a consciência de que uma reforma periódica é necessária, hoje em dia, não há tempo nem dinheiro sobrando para que possamos gastar em retoques antes da hora. Por isso, além do toque de beleza, os chapins são ideais pela conservação que proporcionam. Se você quer uma estética agradável e a proteção adequada do seu muro, o chapim é ideal.

 

O que é e para que servem os chapins?

Esta solução também é chamada de chapéu de muro, proteção de muro, soleira e pingadeira, e é quase uma unanimidade entre construtores sobre a sua real necessidade para evitar infiltrações. A principal função do chapim é a preservação da parede que tem embaixo dele; esta soleira também serve para dar um acabamento ao muro, gerando um valor estético à obra.

Os chapins também funcionam como “pingadeiras”, que impedem a água de escorrer nas estruturas pela vertical. Desta forma, é evitada a penetração líquida; uma vez impermeável, a estrutura em alvenaria está protegida de infiltrações.

 

Os Chapins são produtos com características técnicas, pois protegem a alvenaria, impedindo hipercolação de água no interior do muro, bem como proporcional acabamento na parte superior do muro, impedindo escorrimento de água na parede em pontos diferentes.

Fonte: Portal da Arquitetura, Engenharia e Construção, AECWeb

 

Além de proteger das infiltrações e conferir um padrão estético de alta qualidade à construção, os chapins evitam as indesejadas manchas na pintura. Muros que levam a estrutura conservam a cor e o aspecto de construção nova por mais tempo.

 

Muros sem chapim: pode?

A ausência de chapins é geralmente associada à falta de cuidados com infiltração e conservação da obra em laudos de vistoria realizados por engenheiros. Assim, a ausência destes chapéus no seu muro pode ser apontada como uma falha da sua construção. Ou seja, isso pode comprometer, não apenas a sua obra, mas a avaliação de todo o projeto.

 

Como escolher a melhor proteção para o seu muro

Existem variadas formas e tamanhos de chapins pré-moldados. A vantagem deste tipo de solução (pré-moldada) é que você só tem que escolher o modelo que mais combina com sua obra e fazer o pedido da quantidade de placas de acordo com a extensão do seu muro. Depois, é só cola-las em cima do muro, sem a necessidade de mão de obra especializada.

Pensando em facilitar o serviço da mão de obra na colocação de chapins, a Dharma – Soluções em Pré-Moldados é a única empresa que os fabrica com 1,5 metro de comprimento.

Resumindo, com a inserção desta estrutura de proteção no seu muro, você só tem a ganhar. Pois, os chapins proporcionam: proteção contra a infiltração na parede, conservação da pintura do muro, mais durabilidade à sua obra e um acabamento estético que deixa a sua fachada muito mais bonita.

São duas as formas de chapim oferecidas pela Dharma: boleado e reto. No link a seguir, você pode conferir as características técnicas dos produtos que oferecemos:

Mais Detalhes sobre os Chapins da Dharma – Soluções em Pré-Moldados